Direito de resposta

É bobinho...e eu nem pretendia mais falar sobre a Daslulândia e sua população. Mas recebi isso e confesso, achei engraçado. Dei até risada alto. Ou será que foi porque é sexta-feira e eu já estou quase de saída para fazer um jantarzinho para uma grande amiga que não vejo há um tempão (beringela ao forno, facílimo, depois coloco a receita!)? Não, acho que foi o texto mesmo, já que antes do jantarzinho terei que lavar um Everest de louça com o nome "Ressaca" tatuado no prato.Tirem suas próprias conclusões. E bom final de semana!

Resposta da Eliana Tranchesi

Caríssimos (e bota caro nisso) amigos:

Essa Operação Narciso me deixou aloPrada! Alguém aí me deFendi? Não sou dessa Alaia. Não é Versace o que Diesel por aí. Sou pessoa Dolce & Bacanna. Pucci que Paris!!! Estão me pegando para Christian, meu Dior! Preciso de um Cacharel em Direito, um cara Valentino para dar um jeito nessa Bottega, antes que coloquem no meu Rabane. Chloé?

Eliana

Terrinha

O Brasil já está na moda há algum tempo aqui em Londres. Agora está nas páginas policiais. E nas de variedades, já que foi eleita a "Miss Brasil UK". Agora está também na página que vos fala. Em homenagem aos meus companheiros brasileiros aqui na Gringolândia e em memória do colega que a polícia matou, aqui vai minha listinha de algumas saudades e não-saudades da terrinha.

 Dá saudade

  • - Minha mãe, minha irmã, minha vó e todas as outras mulheres da minha vida. E os homens também.
  • - Sentar no boteco, beber cerveja até cair e pagar 10 reais.
  • - Não ter luvas.
  • - Caipirinha de frutas vermelhas do Ritz, Kratong-tong do Mestiço, Zona da Mata no Consulado e pão de queijo de qualquer lugar.
  • - A melhor pizza do mundo.
  • - Álcool Zulu. Não existe na Europa e faz uma falta...
  • - Fazer a mão
  • - E o pé também.

  Não dá saudade

  • - Passar na frente da obra e ser chamada de coisas que acabam com "uda".
  • - Ter que ficar negociando com o flanelinha o preço justo para ele não riscar seu carro.
  • - Pessoas com cabelos alisados e descoloridos que falam cantando.
  • - Entrar na loja e ser assediada pela vendedora. Que depois diz "essa blusa é a última moda, todo mundo tá comprando" e não entende porque você sai correndo.
  • - Ficar com medo no farol.
  • - Motoboys (aqui os motoboys existem e também são brasileiros, mas se comportam bem melhor e nem colecionam retrovisores).
  • - A marginal do Tietê.
Ainda falando de pingolim

Esqueçam Monty Python, Mr. Bean, Ricky Gervais e cia...o comediante britânico do momento é o NHS, o sistema público de saúde.

Ainda no tema pingolim (não, eu não estou obcecada, a sociedade é que está!)...vi esse comercial na TV há alguns dias...Assunto sério de lado, já estava gargalhando ao ver os dedinhos com o cigarro no meio e a cinza queimando, feito pingolim tristonho, com a voz do narrador descrevendo os perigos do fumo para a performance sexual. Mas passei mal mesmo quando prestei atenção ao endereço do site: www.stayinghard.info. Um clássico do humor britânico.

Elástico no pingolim

Repórter sofre. Passa horas dando plantão presidencial, tem que ficar acordado em coletivas tediosas, toma ovo em manifestação e ainda aguenta entrevistado com bafo. Mas nada do que eu já vivi ou ouvi bate o espisódio vivido pela repórter Renata Leão, da TPM. Entrevistar Gerald Thomas já não deve ser das tarefas mais fáceis. No quarto de hotel dele, pior ainda. Mas entrevistar o cara pelado, brincando de enrolar um elástico no pingolim, é castigo que nem Saddam merece. Leia!

 

(É verdade, as fotos de Nina Jacobi, publicadas na matéria, comprovam...oh céus!)

Meninos

Show do REM. Hyde Park. "It's the end of the world as we know it". Subo no ombro do gringo lindo, sempre quis fazer isso, mas baixinha como sou não é para qualquer um. "And I feel fiiiiiiiiiiiiiine". Passado o show (sensacional), passada a cãibra nas costas de um e a adrenalina de estar no topo do mundo da outra, me peguei pensando nas utilidades dos meninos. Vantagens que só uma relação boy-on-girl tem (em meio a várias desvantagens, don't worry, amigas do outro lado). Então fiz uma listinha, assim, para aqueles dias onde a sua TPM enlouquece com aquelas manias tão masculinas (cueca no chão, futebol na TV e charuto na boca, pra citar algumas).

Enfim, às vantagens!

  • Meninos te colocam no ombro em shows. E ainda se sentem super másculos, fortes e viris, então é uma dupla vantagem.
  • Meninos carregam sua mala pesada nas viagens. E quando o assunto é mala pesada abaixo os direitos iguais!Porque eu levo meio guarda-roupa, ele leva três camisas mas eu faço cara de donzela desamparada e ele sempre acaba carregando.
  • Meninos não têm uma relação especial com baratas. Para eles é só mais um inseto. Se bem que o meu é amigo dos animais e sempre perde a aranha quando tenta levá-la para fora de casa no topo do chinelo.
  • Meninos sabem ler mapas direitinho. Ainda bem porque eu, pelo menos, vim sem bussóla de fábrica. E porque eles não pedem informação, então é bom que saibam ler mapas mesmo!
  • Meninos não pegam suas roupas emprestadas, mas você pode pegar roupas dele emprestadas (tipo camisas para fazer tipo pela manhã ou camisetas de dormir)
  • Meninos geralmente têm poucos sapatos, deixando mais espaço para os seus (mas a desvantagem é que acham que a sua pequena coleção de sapato é a maior do mundo. Ao que você rebate "não é não, vou te levar na casa da fulana para você ver o que é muito sapato").
  • Meninos sabem pintar suas unhas do pé (ou é só o meu?)
  • E a mais importante, meninos não sabem o que é celulite (vide "Minha vida é um seriado")

O luxo

Recadinho de Coco Chanel para o povo da Daslulândia:

"Algumas pessoas acham que luxo é o oposto da pobreza. Não é. É o oposto da vulgaridade."

 

Diário de uma TPM

Querido diário,

Terça-feira

Hoje andando para casa estava observando a multidão pela cidade. Como os londrinos sabem ser estilosos! E como é bom poder caminhar para casa! No caminho, comprei flores amarelas, vão ficar lindas contrastando com nossa parede laranja. Cheguei em casa, dei vários beijinhos no meu gringo lindo. Como é bom morar junto. Fiz ioga. Cozinhamos juntinhos, um stir-fry de legumes bem leve, porque estou em semana detox. Assistimos um pouco de televisão...cancelaram o CSI especial escrito e dirigido pelo Tarantino porque o conteúdo de algumas cenas poderia ser demais nessa semana pós-ataques. Tudo bem, assistimos a um programinha sobre a mente humana. Dormi no meio, estava cansada. Acordei levemente quando ele veio para a cama e me deu beijinhos de boa-noite. Ahhhh...

Quarta-feira

Arghhh...Acordei sem cobertor, caiu no chão, de novo. Maldição. Tive um sonho péssimo e outro fofo, mas o péssimo é que ficou na minha cabeça. O gringo me deu beijinho de bom-dia. Bom-dia para quem, cara pálida! Passei pela sala. Quem comprou essas flores amarelas ridículas que não combinam com a parede? Minha calça está apertada, acho que a ioga não está funcionando. Maldição. Estou com bolhas no pé, malditas caminhadas. Fui até a cozinha fazer um chá. Não aguento mais chá, chega de detox, quero meu café. E, aliás, essa cozinha está uma bagunça. Às vezes é tão irritante morar junto. Melhor ir trabalhar. Caminhando. Ai meu pé. E essas pessoas todas, estão com esse sorrisinho porque? Só porque está calor? Esses londrinos são muito cafonas mesmo.

Erva danada

A União Européia decidiu proibir a venda de cerca de 200 suplementos alimentares, vitaminas e minerais...principalmente vitaminas com dosagens que passem do limite recomendado pelos médicos e outras que sei-lá-porque agora não pode mais. Esse bloco europeu esquisito também proíbe a venda de Stevia, aquele adoçante natural. Dizem que não existem estudos conclusivos sobre a sua segurança. Mas aspartame e sacarina, cujos estudos conclusivos dizem que faz mal, isso pode...coisas de Laurinha...

Pessoalmente, eu estava preocupada com uma possível proibição da Echinacea purpurea, uma flor que dá um gás no sistema imunológico, purifica o sangue e tem propriedades antibióticas, segundo os alquimistas. Um segredinho que descobri há algum tempo, quando trabalhava de sushiwoman/Isaura e ficava resfriada/com preguiça com mais frequência do que gostaria minha chefe. Cansada das minhas ausências, ela sugeriu que eu tomasse Echinacea. Nunca tomei, afinal, as gripes verdadeiras ou falsas eram um bom descanço da rotina de enrola-esfrega (o sushi e o chão, mentes devassas!). Mas algum tempo depois resolvi tentar e desde então, nunca mais fiquei resfriada. Eu até sinto os primeiros sintomas de algumas das milhares de gripes que ficam passeando pelos tubos de aquecimento central do inverno, mas os super anticorpos vitaminados vencem os vírus malvados e no dia seguinte já estou bem. Felizmente a erva danada não está na lista negra. E no Brasil também dá para encontrar. Altamente recomendada! Mas proibido divulgar para o chefe!

 

(Echinacea purpurea)

London

Ontem fiquei um tempão olhando o gringo lindo dormir...falei com todos os meus amigos, recebi mil ligações, emails e mensagens, lembrei de como tem gente que gosta de mim. Fiquei triste, fiquei revoltada, mas fiquei principalmente feliz por estar inteira e poder dizer "estamos bem".

Salmão, manga e questões

Será que eu estou revelando todos os meus segredos gastronômicos e fazendo com que meus jantares percam o mistério? Será que da próxima vez que alguém for jantar em BucklandCourtLand vai olhar minha criação com desdém, dizendo blasé depois de provar "ai, eu sei fazer esse prato, nem é tão difícil e o meu ficou bem melhor"? Fiquei debatendo essas questôes antes de postar essa, que é uma das minhas receitas preferidas. Porque sigo o exemplo da minha mãe, guerreira-mor do planeta, que diz que receita se passa sim! E com um olharzinho de orgulho ao dizer "é tão fácil de fazer, você vai ver". Então, futuros convivas, mesmo que já tiverem comido meus pratos no calor de seus lares, quero todo mundo lambendo os beiços! E dizendo que a versão original é sempre inigualável! Senão faço greve de receitas.

Bom, agora ao que importa: o prato! É bonito, leve e colorido. E meio exótico. Eu amo, o gringo lindo diz que está "not so sure", os convidados geralmente aprovam. Depois vocês me contam o que acharam do SALMÃO COM SALSA DE MANGA.

Ingredientes (para 4 pessoas)

PARA O PEIXE

  • 4 filés de salmão (sem espinhos ou pele)
  • 2 colheres de sopa de azeite com um pouco de chilli picado
  • Suco de 2 limões
  • Sal e pimenta

PARA A SALSA

  • 1 manga - descascada e cortada em pedacinhos
  • 3 colheres de sopa de coentro picado
  • 1 cebola vermelha - bem picada
  • 1 chilli pequeno - sem as sementes e picado
  • Suco de 1 limão
  • Sal e pimenta

PARA O CUSCUS

  • 250g de couscous
  • 500 ml de caldo knorr de vegetais quente (mistura um caldo knorr em 500 mil de água fervendo)
  • Sal e pimenta

Deixa o salmão marinar por uns 30 minutos na mistura de azeite, limão, etc. Para fazer a salsa, combine todos os ingredientes. A salsa pode ser feita com até 3 horas de antecedência e mantida na geladeira. Grelhar o salmão por mais ou menos 7 minutos. Para fazer o couscous, coloca numa tijela, mistura o caldo knorr e cobre, deixando descansar por 10 minutos. Depois é só separar os grãos com um garfo.

PARA SERVIR

Coloque uma porção de couscous no prato e o salmão em cima, coberto pela salsa. Lindo e fácil!

Live 8

Depois de dez horas no ar, dentro de um estúdio acompanhando e comentando o Live 8, cheguei quase a exaustão mental, mas também a algumas conclusões...

[ ver mensagens anteriores ]